Sunday, October 29, 2006

Comentário 'Vai mal o Mundo...'

Também não sei... (resposta ao comment da Ana). Quanto sei, a Espanha tem grandes conflitos internos. A ETA não dá descanso às forças e políticas opositoras, enquanto não conseguir o que realmente quer. A Espanha está, de certa forma, numa situação politicamente problemática. A situação é grave. Os ataques da ofensiva ETA tentam ser mortais, e muitos têm sido. Não sei o que tu, Hugo tentaste dizer com 'minada de diferenças'. As ultimas eleições em que Aznar caiu no 'estender do pano', após os ataques da Al-Queda a 11 de Março (2003)?

Quanto ao texto parabéns! Revela muita informação actual, e muitos conhecimentos da tua parte. Parabéns pelo conteúdo, não por aquilo que ele significa, porque quanto a isso, de facto, o mundo vai mal...
Mas será que já não esteve pior?


As 1ª e 2ª Guerras Mundiais não foram bem piores que aquilo que vivemos hoje? Podemos ter muitos conflitos, que não deixam de ser preocupantes, mas atenção: sempre existiram conflitos entre países. Muitos dos conflitos de hoje vêem de tempos antecedentes. O desmembramento da Rússia foi um deles. O muro de Berlim e a sua queda, a completar 20 anos em 2009, é outro conflito do século passado.

E se recuarmos mais no tempo, encontrarás as guerras dos 30 e 100 anos, Napoleão e o seu monopólio, etc. E se recuarmos às civilizações, com destaque a romana, verás que, desde sempre os conflitos existiram.

E não foram eles (não só aqueles, mas muito mais) que construíram a história?

A história está numa constante construção. O Mundo já viveu crises passageiras, graves crises, e hoje vive muitos conflitos que, decerto preocupam. Não podemos descrever a situação como ‘o Mundo vai mal’… Porque sempre foi bem e mal. Em todas as épocas e períodos da história, houve factos que revolucionaram o Mundo, e outros que o prejudicaram.
O avanço científico, electrónico e tecnológico tem vindo a projectar a vida das pessoas. E talvez seja esse avanço que cause cada vez mais problemas que, posteriormente, levam a conflitos. O caso do petróleo é o mais visível. Muitos conflitos entre países nascem na questão do petróleo. O avanço que o Mundo está viver, obriga a que certas reservas naturais sejam exploradas. O petróleo demora milhões de anos a formar e não estão em vista soluções para o seu esgotamento? A investigação na área das energias renováveis tem tido esse papel. Neste caso concreto, o Mundo vai ‘mal’ na gestão do petróleo e ‘bem’ na descoberta de soluções. E poderia referir muitas outras situações em que o mundo vai bem e mal. O buraco do ozono está a fechar… E o Mundo vai mal? Pode ir mal em alguns aspectos, mas vai bem na questão da camada de ozono.

Para acabar, vou-me dirigir para as condições higiénicas e hospitalares. Como era o Mundo dois séculos atrás e como é agora? E as condições de parto e pós-parto… Como eram e como são?
E o Mundo vai mal…?

O que quero transmitir daqui é que em tudo, há coisas boas e coisas más. Durante a história houve progressos e regressos. E que hoje em dia, isso continua assim. Temos vertentes que vão bem e vertentes que vão mal. Nem tudo vai bem e nem tudo vai mal. Há equilíbrios e desequilíbrios entre eles. A grande crise capitalista em 1929 nos EUA, foi um desnível, entre dois grandes regressos (1ª e 2ª Guerras Mundiais) que levaram a um completo desequilíbrio entre o bem e o mal.

Queria também salientar que muito ficou por dizer quanto aos factos que marcaram positiva e negativamente o Mundo ao longo do tempo. Refiro apenas mais alguns pontos importantes.
Einstein e a sua teoria abriram caminho para o progresso. Hitler e o Nazismo tentaram apoderar-se do Mundo, acabando por matar milhões de pessoas, maioritariamente judias, pela sua política anti-semita. Os Descobrimentos abriram portas para o contacto entre povos e culturas. Mesmo assim, trouxe consigo a escravatura. Diversos tratados foram (e são) assinados para resolver e solucionar muitos dos problemas com que o Mundo foi (e é) confrontando. Contudo, nenhuma lei foi criada para resolver o racismo que dominou no século passado, nos EUA. Martin Luther King foi o rosto de milhões de negros que tentaram aniquilar o racismo.

Gostava que isto também fosse entendido como uma visão optimista.

Com tudo isto pergunto: O Mundo vai, de todo, mal?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home