Saturday, November 18, 2006

O Mundo vai estar melhor

Vocês são os dois excelentes pessoas e têm os dois carradas de razão. No entanto, na minha opinião, as coisas não podem ser vistas nem duma maneira, nem de outra. Ou melhor, têm de ser vistas das duas.

O Mundo está mal? Em alguns aspectos, sim, muito mal, decadente, um nojo. Estamos no século XXI e os países ricos continuam a alimentar a fome dos mais pobres, a corrupção e a o leque de bandidos disfarçados está no auge e as guerras intensificam cada vez mais o seu carácter estúpido e irracional, ao passo que insistimos na ideia de nos apelidarmos de racionais (irónico, não?).

(Apesar de, como me disse uma vez uma pessoa, as guerras resolverem muitos problemas demográficos. A mesma pessoa que defendeu que se há incêndios, cortam-se as árvores.)

O Hugo enumerou uma série de bons exemplo de estupidez humana, não vou repetir até porque não são coisas verdadeiramente agradáveis. O Mundo está mal? Muito mal.

Contudo, e como disse o Nuno, nada é tão linear assim. Todos os dias pessoas sorriem e riem alto, mesmo nas piores condições. Todos dias há quem chore pela pessoa que está ao seu lado. Todos os dias se dizem palavras lindas como “gosto muito de ti” em todas as línguas e dialectos do Mundo. Há pessoas que deixam os seus países para ir ajudar outros. Pessoas que arregaçam as mangas e constroem qualquer coisa de bom. Pessoas que contribuem para campanhas de generosidade. Voluntários de todas as áreas. Todos os dias há alguém que faz um amigo.

Para quê deitar toda a laranja podre quando só um gomo é que está amargo? Está muito amargo, eu sei. Mas e o resto? O Mundo está todo mal?

Eu sou muito feliz. Cada dia mais. E gosto de acordar e de viver neste Mundo que recuso aceitar ser do cão. Este Mundo é meu, é vosso, é de todos. E se não é, cabe-nos a nós fazer com que seja.

Também é para isso que estudamos, certo? Não acredito que amanhã, quando acordar, as coisas estejam resolvidas. Mas acredito que só vivendo as podemos mudar. E acredito que podemos.

Eu sou feliz aqui. E qualquer dia, seremos todos. E por que não começarmos por dizer que o Mundo vai ser melhor?

1 Comments:

Blogger Luisa Oliveira said...

Hugo, passa pelo Formal. Está lá um vídeo que sustenta a minha teoria (sim, poque eu agora sou uma entendida, já sei postar filmes e tudo!)

3:30 pm  

Post a Comment

<< Home