Tuesday, March 20, 2007

Hotel Ruanda


Estamos no estado do Ruanda, algures no meio da África Subsariana, e decorre o ano de 1994. Devido a conflitos entre diversas etnias a situação política do país é muito tensa. Quando, subitamente, o Presidente é assassinado o caos toma conta do país e as lutas fraticídas tornam-se a lei vigente. Neste clima de autêntica guerra civil, os turistas estrangeiros são evacuados assim como todos os adidos diplomáticos. O mundo toma a posição de não intervir no conflito interno e retira as forças internacionais do país. Apenas a ONU permanece com um contingente demasiado pequeno para abarcar todo o território.

E neste contexto que o filme "Hotel Ruanda" vai relatar a incrível e verídica história de Paul Rusesabagina, o gerente de um dos hotéis mais luxuosos da capital ruandesa. Paul é responsável pela sobrevivência de 1268 pessoas que abrigou no seu hotel.

É uma história no mínimo tocante que mexe com o maís íntimo que há em nós e que nos faz viver de forma intensa a dor, o sofrimento e o horror daquele conflito. Admito que foi um filme que me deixou com uma lágrima no canto do olho...e acreditem que isso não é algo fácil de se conseguir...

2 Comments:

Blogger Luisa Oliveira said...

Sempre mo emprestas? Tens a certeza que já viste o "Lost in translation"? E tu Nuno, já o viste?

6:09 pm  
Blogger Nuno Silva said...

Não o vi... Quero ver!! Parece-me muito bem.

3:09 pm  

Post a Comment

<< Home